Quando o Maná cessa
Era o mês do meu aniversário quando essa palavra me encontrou. Ela também foi de encontro a uma outra pessoa, enquanto conversávamos num tempo precioso de discipulado. E agora, nesse exato momento, espero que te encontre, te toque e de alguma forma te transforme. Porque é isso que a palavra Dele faz em nós: transforma.
Vem ler comigo esse versÃculo que me marcou profundamente:
"Um dia depois de comerem do produto da terra, o maná cessou. Já não havia maná para os israelitas, e naquele mesmo ano eles comeram do fruto da terra de Canaã."Josué 5:12
Enquanto eu lia esse capÃtulo de Josué a expressão "o maná cessou" me saltou aos olhos, peguei meu caderno e comecei a refletir. Imediatamente Deus começou a me mostrar como em certas estações da nossa vida atravessamos "jordões", o ambiente muda. O maná cessa. Deus se manifesta de forma diferente.
Caso você não conheça a história, vou explicar bem brevemente o contexto desse versÃculo: Israel peregrinou 40 anos no deserto até que toda a primeira geração que tinha saÃdo do Egito tivesse morrido, restando apenas Josué e Calebe por terem crido na palavra de Deus em certa ocasião. Assim, esse era o tão esperado momento que os descendentes de Abraão entrariam na Terra Prometida.
Eles atravessaram o Rio Jordão e a partir de então possuÃram a Terra Prometida. Eles se alimentaram dos primeiros produtos daquela terra e no dia seguinte, o maná cessou. Maná, aquele alimento que misteriosa e milagrosamente caÃa do céu TODOS OS DIAS, por 40 anos, alimentando todo o povo.
Esse versÃculo 12 e o anterior nos mostram que os israelitas já tinham condições de cultivar ou colher o seu alimento por conta própria. Assim, já não era mais necessário o maná. Saiba que à s vezes, quando entrarmos na "terra prometida" e atravessarmos o Jordão não veremos mais aquela provisão diária do Senhor. Não da mesma maneira.
Aqui vejo uma certa maturidade exigida do povo: Deus os alimentaria a partir do seu TRABALHO. Durante 40 anos Deus literalmente deu a comida na boca do povo como bebês na fé, aprendendo a confiar nEle, no seu cuidado diário. Agora era hora de agir como adultos: cultivando e colhendo naquela terra para se alimentarem. É preciso entender que o modo de Deus se manifestar muda conforme nossa estação: não era mais tempo de acordar e ter o maná, mas o tempo de arar a terra e confiar que tudo florescerá.
Percebe que o exercÃcio da confiança em Deus na sua provisão permanece, mas a forma que Deus proveria mudou. Não se manifestaria mais em pão caindo do céu, mas no grão de trigo amadurecendo em seus campos, na força e vigor do seu corpo para trabalhar com a farinha e então assar o pão.
Talvez ao chegarmos em algum nÃvel espiritual ou cumprir de promessas de Deus nas nossas vidas iremos nos surpreender com o Seu agir e teremos a impressão de que Ele está tão distante. Imagine você acordar e não ter mais o maná na sua porta para comer!
Deus nos desafia a conhecê-lo de formas variadas, afinal, Ele é multiforme e muito criativo. Em vez de olhar o cessar do maná, devemos focar na terra que mana leite e mel em que fomos plantados. Em outras palavras, pare de olhar o que Ele já fez no passado e veja o que ele está fazendo agora, no presente!
Só assim, mudando as lentes, discernindo as estações, é que vamos continuar vendo e sentindo o cuidado, a presença e provisão de Deus em nossas vidas.
Como eu disse, essa palavra veio ao meu encontro no mês do meu aniversário, do ano passado no caso, e eu estava prestes a atravessar um Jordão, a viver uma nova fase da minha vida e posso te dizer hoje vivendo essa palavra que me veio como um preparo para o que viria: o maná cessa, mas a presença e provisão Dele nunca!
Sigo me surpreendo de como Ele se manifesta e se faz presente, mas totalmente diferente de como era antes. Assim, se você se sente num deserto, num cessar de maná, aproveite para amadurecer! Será que não é tempo de plantar e colher?
Até breve!