Como fazer devocional de maneira bem simples, mas completo? Te mostro como! - Devocionais #02

quarta-feira, dezembro 05, 2018 0 Comments A + a -


Hello my people!
Honrando a decisão de me dedicar mais ao blog, retornarei a nossa série sobre devocionais! 
Posso ouvir um amém?! É claro que não vou ouvir, mas... 

No primeiro e último (que vergonha) post da série eu disse que compartilharia meu devocional de 1Co 15:1-20 e daria um exemplo de um devocional simples, então vasculhei meus cadernos, encontrei onde estava esse devocional, descobri que minha letra era bem mais bonita do que hoje (momento bad)... E o que faremos?! Vou ensinar esse devocional simples compartilhando o meu devocional!:


Bom, primeiro vamos estabelecer uma rotina pros devocionais, o que fazer primeiro e o que fazer por último. São quatro passos simples para um devocional completo e sem interrupções!

Passo 1) Orar antes de começar;

Orar é muito importante tanto pra que sua mente já se concentre e fique cativa a Deus e à sua Palavra, quanto para pedir ao Espírito Santo que ajude nas suas dificuldades como sono, falta de concentração, cansaço, não entender o que o texto diz e assim por diante.

Passo 2) Anote TUDO o que você lembrar de fazer e faça depois;

É comum quando você decide fazer o seu devocional, acaba se lembrando de um monte de coisas que ainda tem pra se fazer. Então aí vai uma super dica pra não deixar o devocional de lado, não se desconcentrar e nem esquecer das tarefas depois! ANOTE. Enquanto estiver "devocionando" deixa uma folha avulsa do lado, se lembrar de fazer algo, anote e ponha na sua cabeça que quando terminar você fará!

Passo 3) Tenha no mínimo um versículo específico dentro do texto lido;

Como assim? Um versículo que resuma todo o conteúdo do texto, um que traga respostas e revelações de Deus pra você ou ainda que tema algo que você não sabia ou acredita que vale a pena destacar. Sabe aquele que fala com você? Então, essa será a "essência" do devocional do dia. Para achá-lo faça algumas perguntas como "pra quem está sendo dirigido", "onde ele se aplica na minha vida", " o que eu aprendo com ele", " muda o quê na minha vida" e se obter respostas este pode ser um bom candidato! Anote as respostas e o que mais lhe for revelado. Se não encontrar, peça a Deus que revele um versículo específico na hora em que ler e se for uma dificuldade sua já ore no início ;).

Passo 4) Ore para que foi dito e revelado seja compreendido e aplicado.

O último passo é simples! Releia tudo o que foi escrito e ore para que seja realmente compreendido, não fique nenhuma dúvida do tipo "Ah, será que é isso mesmo?" e ore para que cada aprendizado seja guardado em seu coração e que você possa aplicar em sua vida. Mas lembre-se: Deus te dará oportunidades de praticar o seu devocional até que seja realmente aprendido.

Feito isso seu devocional estará completo, tem aprendizado e aplicação da palavra, além de oração e comunhão com Deus e com o Espírito Santo. Mas você pode complementar mais um pouquinho se quiser! Vamos ver o meu devocional?

A primeira coisa é dar um título! Esse de 1Co 15 é "O Evangelho Básico" com base no que diz o texto. Então eu lia todo o texto e fazia um título. Logo depois e destacava alguns versículos que naquele momento me chamou a atenção e escrevi o que eu entendi ou aprendi com ele, que é o passo 3. Foram os versículos 2, 10, 19 e 20 e o trecho de 13-19, e fiz uma conclusão com os versos 21 e 22. O que eu anotei:

1Co 15:2 ~> 'o evangelho é a ressurreição de Cristo, é essa mensagem anunciada por Paulo, é esse ato de amor, a nossa salvação que é o evangelho.'

1Co 15:10 ~> 'pela graça do Senhor que Paulo se tornou o que é, e por ela tem feito a obra e obtendo resultados.'

1Co 15:19 ~> 'devemos fazer valer a nossa esperança em Cristo também para a vida eterna, assim seremos muito felizes.'

1Co 15:20 ~> 'como é verdade que Cristo ressuscitou, então é garantido que os mortos ressuscitarão.'

1Co 15: 13-19 ~> 'Paulo nos mostra que se não acreditamos que os mortos ressuscitarão, então não acreditamos que Cristo ressuscitou. Isso faria com que não existisse mensagem a ser anunciada, não teria o que crer, a fé seria uma ilusão, continuaríamos perdidos nos pecados; os que morreram crendo nele estariam perdidos e se a esperança em Cristo só vale para esta vida, somos muito infelizes.' (esses são os versículos específicos que resume o que é o evangelho básico, a essência do texto)

1Co 15 21-22 ~> 'da mesma forma que somos unidos com Adão e morremos, se somos unidos com Cristo ressuscitaremos em sua glória.'

Depois tinha uma pergunta a ser respondida, essa vinha na bíblia, mas você sim fazer perguntas tipo "Faria o que Paulo fez?" "Eu entendo e acredito que Jesus ressuscitou e essa é a mensagem do evangelho?" coisas do tipo relacionadas aos fatos e assuntos do texto. 

Nessa a pergunta foi "Que partes do evangelho são úteis para você na hora de dúvidas ou stress?" já que o texto é sobre o evangelho nada melhor do que entendermos como ele vem sendo e pode ser aplicado em nossa vida!

A última coisinha, detalhe mínimo mas MUITO legal era que eu fazia um resuminho do devocional de umas 3 ou quatro linhas que ajuda muito a orar: 'O devocional de hoje foi o evangelho básico, baseado nos textos "a ressurreição de Cristo" e "a nossa ressurreição". O evangelho básico é a morte e ressurreição de Cristo, onde temos salvação.' Era só orar tipo "Deus me ajude a entender que o básico do evangelho é a morte e ressurreição de Jesus, e obrigada pela salvação que foi me dada". Simples!

Anem que orgulhinho! Taí um resumão de tudo o que aprendi e entendi do texto. E esse tipo de devocional leva de 15 a 30 minutos dependendo do tamanho do texto escolhido. É igual miojo ou leite no fogo, rapidinho cozinha ou ferve kkkkk

Hoje, faço devocionais diferentes e tenho um entendimento e compreensão "maior" vamos dizer assim que antes. Então hoje, se fizesse esse devocional novamente (e farei) será com certeza bem diferente. Só de reler já vem novos entendimentos, esboços, etc. O importante é sempre evoluir! Adaptar e acrescentar sempre que aprender coisas novas.

O meu desejo é no próximo post mostrar a evolução desse devocionais e mostrar como eu tenho organizado o meu hoje e o que mais pretendo acrescentar neles.

E gente, anotar é um exercício muito eficiente para memorização (pelo menos pra mim) e é muito legal depois de um tempo você voltar e reler, ver o que Deus revelou e o que você aprendeu e avaliar mesmo o seu crescimento espiritual ao longo da caminhada. 

Acabou o post.
Faça devocionais! E comente aí o que você achou.
Beijos e até a próxima :*


Tenho 23 anos, cristã, louca por Jesus, sou contadora. empreendedora, artesã e amo inglês. Faço parte da Família Atos 29 e viajei somente 20.000km de distância da cidade onde vivo. Descrita como uma menina doce e meiga, que ama desenhar e escrever. É um prazer me apresentar a você!

Comente!

Seu comentário é muito importante para o crescimento do blog e geração de melhores conteúdos!

Comentários com insultos serão removidos!
Lembre-se: Críticas são diferentes de ofensas!