Como faço meus devocionais hoje? - Devocionais #04

quarta-feira, julho 03, 2019 0 Comments A + a -


Hellooo Everyone!
Eu não faço ideia se faz sentido cumprimentar alguém assim...but it's ok

Gente eu demorei 2 anos pra mostrar como se faz um devocional, como era e como é hoje os meus. Que agenda cheia MEO DEUS!

Meu projeto inicial era exatamente mostrar a "evolução" dos meus devocionais chegando até os dias de hoje e finalmente eu cheguei nesse ponto e vou mostrar como e onde são feitos meus devocionais atualmente em dois posts.

Sem mais delongas... Como faço os meus devocionais hoje?!

De forma bem básica, são estes passos que eu sigo e faço meus devocionais hoje:

1) Eu oro antes de começar; 
Como eu já até coloquei num post anterior é de suma importância e aqui que eu entrego todas as minhas preocupações (pra elas não atrapalharem minha concentração) e peço que o Espirito Santo me conduza nas leituras pra eu entender de forma clara aquilo que Ele através do texto tem a me dizer.
2) Sigo meu plano de leitura; 
Meu plano de leitura tem sido ler em sequencia mesmo o Novo Testamento, eu também já comentei num post anterior que dentre os planos que eu testei esse tem sido o melhor pra mim no momento. Meu próximo passo será o Velho Testamento e depois pretendo seguir um que tem na minha bíblia de estudos que parece ser bem interessante.
3) Destaco o texto; 
Seguindo o plano de leitura sempre tem um versículo (tem vezes que é o texto todo) que chama mais atenção, que fala de forma mais intensa, que te abisma, choca, dá um tapão na nossa cara. E eu pego o destaca texto e marco ele. Tem partes do N.T na minha bíblia que é mais rosa ou azul do que branco da página de tanto que eu marco, mas é bem interessante e sempre que eu releio os versículos eu sei que se ele estiver marcado e eu recorrer ao meu caderno vai ter uma explicação ou aprendizado anotado lá.
4) Procuro entender o texto e seu contexto; 
Eu leio todo o texto e tento explicar pra mim mesma o que eu entendi. Se eu realmente acredito que o texto está se referindo ao que eu entendi eu anoto e reflito sobre esse entendimento, se é uma mensagem de exortação, um conselho ou apenas relatos de fatos históricos ou geográficos (tipo 'E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser' (Lucas 2:36)) em que área da minha vida se aplica esse novo conhecimento, é algo que eu preciso mudar, algo que eu preciso saber, etc.. Agora, caso eu não ache que o texto está se referindo ao que eu entendi, eu recorro ao contexto no texto e se ainda assim não entender muito bem, recorro a internet para buscar termos, significados, novos entendimentos (comparando se alguém entendeu da mesma forma que eu, ou se estou equivocada) ou ainda em outros livros e dicionários bíblicos.

Um ponto mega interessante e eu acredito que mereça destaque é a diferença das versões bíblicas e "tipos". Eu leio o texto em duas versões: NTLH (Nova Tradução da Linguagem de Hoje) e ARA (Almeida Revisada e Atualizada) porque eu já tive entendimentos na NTLH que são muito equivocadas quando comparadas ao texto na ARA. Eu sou meio esquisita: então prefiro ler na ARA que é mais...mais...mais...só um pouco mais complexa do que a NTLH e depois comparar os significados das palavras mais difíceis com as da NTLH, só pra ver se o que eu entendi é isso mesmo ou faz sentido. E minha NTLH é uma de estudo e têm no rodapé outras referências que possuem ligação ou dizem as mesmas coisas, então pra eu entender esse contexto eu recorro a essas outras referências nas duas versões também.

**Em relação a versões e tipos de bíblia é só ir ajustando conforme seu entendimento e uso. No começo eu amava a NTLH porque eu entendia tudo o que estava acontecendo no texto, mas a partir do momento que eu quis fazer um estudo mais aprofundado dele a ARA ou ACF me atendeu melhor. Se for só pra fazer uma leitura simples, um momento de reflexão mais suave, num momento de oração a versão A Mensagem é incrível pra isso. Os "tipos" de bíblia vão ajudar cumprir esses objetivos, uma bíblia de estudos completa vai te ajudar a entender de forma mais aprofundada os contextos, uma simplificada, a entender esses contextos mais facilmente, tem bíblias que são voltadas para dúvidas, mulheres, oração... Pra não errar na escolha é só responder duas questões básicas: Qual entendo melhor? Qual meu objetivo ao ler os textos? E pronto!
5) Eu anoto tudo;
Eu já citei no passo acima que se eu entendi reflito e anoto. Mas o quê exatamente? Anoto o que me for mais direto e forte: o versículo, o entendimento que eu tive, os aprendizados, as pesquisas, mapas, textos que falam algo semelhante ou igual (fazendo um paralelo), o que Deus me falou ou tudo isso junto. No próximo post eu vou mostrar fotinhas do meu caderninho e vocês vão poder ver isso mais de perto. Acontece também de às vezes um texto me render um esboço de uma pregação ou mensagem, que eu anoto também TUDO, mesma que vire uma "rabisqueira", mas anoto exatamente TUDO.
6) Por último eu respiro e oro;
De novo. Eu meio que faço uma review de todos os novos aprendizados e entendimentos e respiro. Tipo UAAAUU que doidera tudo isso. Depois de recordar, meio que decorando, o que eu vi e aprendi eu oro. Às vezes é apenas agradecendo esse banquete, outras pedindo perdão, porque a palavra também faz isso, nos faz nos enxergarmos nela e ver o temos feito de errado, que podemos melhorar ou o que é mais dolorido, deixado de fazer... outras vezes eu oro pedindo ajuda pra compartilhar a palavra, produzir frutos em mim e través de mim. Basicamente oro o que estiver em meu coração nesse momento.
7) Encerra-se! 
É bem tranquilo os meus devocionais hoje. Não respondo mais questões e nem me prendo a um único versículo. Às vezes tem textos que nada me "salta" aos olhos ou tive um entendimento ou interpretação além do que está escrito e eu acredito que isso é normal. Outro ponto é que eu não dou mais títulos aos devocionais, somente aos esboços que surgem. Os títulos que coloco são os da própria bíblia pra saber qual texto li e eu não escrevo mais as minhas orações no caderno ou faço resumo de tudo. O que estiver escrito vai ficar do jeitinho que estiver. 

Eu ainda não vi algo nesse "novo" método de "devocionar" que precisa ser mudado ou acrescentado. Mas assim que surgir, correrei para nossa série e compartilharei, pode ter certeza!

E fim.
Eu quero super super super mostrar meu caderno hoje,
como organizo, qual comprei, como eu uso,
onde eu uso... e etc.
Agora é juntar forças e montar um próximo post sobre isso pra noix.
Tenho certeza que terá muito o que acrescer na vida de todo mundo que ama estudar e entender mais e mais da palavra.

É isso amores e amoras...
Espero você no próximo post! Até lá!
* Kisses 😘*


Tenho 23 anos, cristã, louca por Jesus, sou contadora. empreendedora, artesã e amo inglês. Faço parte da Família Atos 29 e viajei somente 20.000km de distância da cidade onde vivo. Descrita como uma menina doce e meiga, que ama desenhar e escrever. É um prazer me apresentar a você!

Comente!

Seu comentário é muito importante para o crescimento do blog e geração de melhores conteúdos!

Comentários com insultos serão removidos!
Lembre-se: Críticas são diferentes de ofensas!