Você é um bom mestre?

sábado, novembro 28, 2020 0 Comments A + a -


Olá!! 
Esse é um post com uma "opinião" minha sobre o texto que está em Lucas 6:40-42:

"Jesus deu ainda a seguinte ilustração: “É possível um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? Os discípulos não são maiores que seu mestre. Mas o aluno bem instruído será como o mestre. 
“Por que você se preocupa com o cisco no olho de seu amigo enquanto há um tronco em seu próprio olho? 
Como pode dizer: ‘Amigo, deixe-me ajudá-lo a tirar o cisco de seu olho’, se não consegue ver o tronco em seu próprio olho? 
Hipócrita! Primeiro, livre-se do tronco em seu olho; então você verá o suficiente para tirar o cisco do olho de seu amigo.”

Lucas 6:39-42 (NVT)

Eu queria compartilhar com vocês o meu entendimento e também a minha opinião sobre liderança.
Em tempos de fim dos tempos, falsos profetas se levantam 
e para nossa tristeza péssimos mestres também
e eu não quero que você seja enganado e siga maus exemplos...

Aqui Jesus cita uma parábola, uma comparação de um cego guiando outro e depois nos diz que quando bem instruído, um discípulo se torna como seu mestre. Apesar de ser um texto exortativo e possuir um bom exemplo aos fariseus, vejo muito amor de Jesus em deixar claro pros seus discípulos como são os bons mestres e os bons discípulos.

É fato que sempre haverá e será um pecador guiando outros pecadores à redenção, mas não são quaisquer pecadores! 

São pecadores verdadeiramente arrependidos, que se reconhecem como tal e nomeiam seus pecados e os entregam à Deus. Não encobrem seus pecados ou ficam julgando pessoas por um pecado que ele mesmo comete sempre e nunca se arrependeu ("Como pode dizer: 'Amigo, deixe-me ajudá-lo a tirar o cisco de seu olho', se não consegue ver o tronco em seu próprio olho?" v.41). Dar nome ao nosso pecado (avareza, inveja, mentira, raiva...) é super importante para não cometê-los mais.

Devemos nos enxergar como os maiores pecadores que conhecemos, que tira troncos e mais troncos dos nossos olhos com ajuda do Pai e da sua Palavra (ela que liberta e é luz - Jo 8:32 e Sl 119:105), somente assim somos capazes de ajudar a guiar outros e tirar ciscos se necessário deles. Percebe que em nós temos que enxergar pecados maiores e em maior quantidade (troncos) do que nos outros (ciscos)? Mesmo que eles sejam nossos liderados, nossos discípulos. Nós temos que saber onde estamos errando, não podemos ser hipócritas e irresponsáveis ao ignorá-los!

Jesus nos diz no verso 40b que todo aquele que for "bem instruído será como o seu mestre" e acredito que assim é tanto para o bem, quanto para o mal. 

Um bom mestre deixa que vejam que ele é um pecador e mostra como se redimir dele, pedindo perdão, demonstrando arrependimento verdadeiro, principalmente à Deus. Não que seja lícito pecar, mas é inevitável em alguns casos e saber lidar com eles é um grande passo para a santificação. Na verdade isso é se santificar.

Porém, um mal mestre acaba influenciando negativamente os pensamentos e atitudes de seu discípulo, o fazendo cego para o pecado, a agir como se tudo fosse habitual e aceitar como algo natural. Por isso é importante que nos avaliemos sempre, as nossas atitudes, pensamentos, o que andamos dizendo e principalmente aconselhando. Não somos guiados pelo o que dizem sobre nós, mas o que dizem podem ser reflexo do que estamos demonstrando...

A Bíblia não mente quando diz que o salário do pecado é a morte (Rm 6:23), e um mal mestre, cego, guiando outro cego, pode até levar ambos ao buraco, ou ainda para um lugar mais profundo: à cova.

Um bom mestre ensina além e dá bom testemunho, gerando vida e não morte.

Eu acho muito importante nos avaliarmos e também avaliar quem está nos guiando. Óbvio que o nosso maior e melhor mestre é Jesus, e sim O seguimos, mas temos líderes e pastores, pessoas que nos auxiliam nessa caminhada e é válido sim acompanhar seu testemunho de vida, avaliar criteriosamente suas palavras e conselhos, pois estão sujeitos aos erros assim como nós. O ponto é o que eles fazem diante do erro?

Já tive experiências de mal testemunho e péssimos conselhos com líderes e eles não enxergaram as consequências disso e nem pensaram nos impactos dos conselhos ou influência deles nos liderados.
É muito triste, mas é bom sabermos em quem devemos buscar sábios conselhos 
e pessoas para nos influenciar a agir corretamente.

Na dúvida, vai na Bíblia!

Fiquem bem, fiquem em paz!
Sejamos excelentes influenciadores e bons mestres, como Jesus foi.

Beijosss :*



Tenho 23 anos, cristã, louca por Jesus, sou contadora. empreendedora, artesã e amo inglês. Faço parte da Família Atos 29 e viajei somente 20.000km de distância da cidade onde vivo. Descrita como uma menina doce e meiga, que ama desenhar e escrever. É um prazer me apresentar a você!

Comente!

Seu comentário é muito importante para o crescimento do blog e geração de melhores conteúdos!

Comentários com insultos serão removidos!
Lembre-se: Críticas são diferentes de ofensas!