A maturidade ao cumprir a vontade de Deus

segunda-feira, dezembro 07, 2020 0 Comments A + a -

Unsplash.com

 Olá!! 
Hoje eu estava lendo o livro de atos e me deparei com uma situação muito comum
infelizmente, no nosso dia a dia de não discernirmos às vezes o que tem a ver
com a vontade de Deus e o que não tem.

O texto é bem breve:

"Logo, uma multidão revoltada se juntou contra Paulo e Silas, e os magistrados ordenaram que os dois fossem despidos e açoitados com varas. Depois de serem severamente açoitados, foram lançados na prisão. O carcereiro recebeu ordens para não os deixar escapar, por isso os colocou no cárcere interno, prendendo-lhes os pés no tronco. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos ouviam.”

Atos 16:22-25 (NVT)

Isso mesmo já aconteceu comigo: estamos ali fazendo a vontade de Deus, buscando tanto, nos dedicando tanto e algo não muito bom nos pega de surpresa e questionamos e até culpamos Deus pelo o que está acontecendo. E isso revela uma falha muito grande em nossa caminhada cristã: a falta de maturidade.

Se você ler alguns versículos antes nesse mesmo capítulo (v. 9 e 10) vai ver que foi o próprio Espírito Santo que direcionou Paulo, Silas, Lucas e alguns outros a irem até a Macedônia, de forma muito clara e objetiva. Eles foram para cumprir a vontade de Deus e lá pregaram e muitos creram em Jesus, o evangelho se propagava na cidade até que um "auê" rolou e Paulo e Silas se veem nus, extremamente feridos pelos açoites que levaram e por fim presos, com ordem que para que não escapem de forma alguma, amarrados inclusive pelos pés nos troncos que havia na cela.

Eles poderiam pensar que estavam ali fazendo a vontade de Deus, seguindo as orientações do Espírito Santo e Deus permitiu que eles fossem presos e humilhados, eles poderiam reclamar, se queixarem por suas dores, reclamar daquela situação e mais! Culpar Deus! Colocar tudo nos ombros Dele e etc...

Mas eles não fizeram nada disso. Mas eu e você, às vezes, sim. Estamos orando, jejuando, buscando, adorando, obedecendo, se sacrificando e nos vemos presos, julgados, humilhados e "n" situações  desagradáveis acontecem e perguntamos a Deus "por que comigo?", "por que justo eu?", "ah, mas eu faço sua vontade", "ah mais isso e aquilo.." e por aí vai. Vamos nos queixando e reclamando e não entendo nada e achando que Deus está nos castigando ou ensinando uma lição pra nós.

Mas temos de amadurecer o suficiente pra entender o que Paulo e Silas naquela prisão entendeu: o que o Espírito faz e o que os homens fazem são coisas completamente distintas. Na verdade, são contrárias umas as outras. E eles cantavam porque sabiam muito bem disso. O que o Espírito disse pra fazer era ir e pregar e, o que os homens quiseram fazer foram castigá-los. Deus não tem nada ver com isso, tanto que no verso 26 eles foram libertos dali pelo poder de Deus.

A vontade de Deus é uma, o que acontece de ruim, de errado, de contrário não tem a ver com Deus, tem a ver com homens, com a carne, com a desobediência, tem a ver com o que tem de mal no próprio homem que anseia dia após dia a sua morte.

A maturidade ao cumprir a vontade de Deus é entender que ela é boa, agradável e perfeita, mas temos carne o suficiente pra impedi-la de se cumprir, na verdade de negá-la. As pessoas ao nosso redor tem carne o suficiente pra tentar impedir que ela também se cumpra. Mas cabe a mim e a você discernir o que vem de Deus e o que tem vindo dos homens ou de nós mesmos. 

Isso me falou muito forte em meu coração e eu espero que eu tenha
me expressado bem nas palavras. 
Precisamos parar de murmurar e enxergar com as lentes de Deus.
A gente precisa entender que está realmente acontecendo ao nosso redor tanto físico
como espiritualmente, e não sair supondo
É um erro que revela imaturidade e talvez até a falta de intimidade com Deus
de chegar e falar: ei! não tô entendendo não.
De já perseverar cantando, adorando e louvando sabendo que
o que Deus mandou, vai se cumprir e faz sim sentido.

As circunstancias não devem influenciar o nosso interior.
A nossa fé.
A nossa esperança.
A nossa alegria.
É exatamente a nossa fé,
a nossa esperança,
a nossa alegria
que vem do nosso interior que influenciam as circunstâncias.

Beijinhos!


Tenho 23 anos, cristã, louca por Jesus, sou contadora. empreendedora, artesã e amo inglês. Faço parte da Família Atos 29 e viajei somente 20.000km de distância da cidade onde vivo. Descrita como uma menina doce e meiga, que ama desenhar e escrever. É um prazer me apresentar a você!

Comente!

Seu comentário é muito importante para o crescimento do blog e geração de melhores conteúdos!

Comentários com insultos serão removidos!
Lembre-se: Críticas são diferentes de ofensas!