Dons de poder e o caráter de Deus - Eis que te digo!

sexta-feira, agosto 18, 2017 0 Comments A + a -



"E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro a operação de maravilhas..."
1 Coríntios 12:9 - 10 (ACF)

Nesse capítulo Paulo estava ensinando e apresentando a igreja de Corinto os dons espirituais, explicando que Deus dá como e a quem Ele deseja, mas que todos são pelo mesmo espírito. E nesses versículos 9 e 10 Paulo fala especificamente dos três dons de poder que são:
  • Operação de milagres ou maravilhas: é quando Deus faz o milagre através de uma pessoa, ou seja, é necessário que tenha uma pessoa para ser usada e o milagre poder acontecer. 
Ex: O Mar Vermelho, que só abriu por meio de Moisés ao tocar as águas ou Jesus que curou o cego de nascença em João 9, ambos foram usados para o milagre acontecer.
  • Dom de curar: é o poder de Deus manifesto para curar enfermidades, e não precisa necessariamente de uma pessoa ser usada para curar outra pessoa. É comum ouvirmos testemunhos de pessoas que oraram e receberam a cura do Senhor sem precisar de mais alguém orar diretamente por ela ou impor as mãos, enfim.
Ex: Naamã que deu 7 mergulhos no Rio Jordão e foi curado é um excelente exemplo! Temos também Jesus curando diversos doentes por onde passava, liberando palavras ou orando por essas pessoas.
  • Dom da fé: esse é um revestimento sobrenatural sobre a fé que todo cristão já tem. E para você entender o quão incrível esse dom é, em Mt 17:20 Jesus afirma que se nossa fé for do tamanho de um grão de mostarda e disséssemos a um monte que se mova, ele moveria. Então a fé que possuímos (mesmo que pequena) é capaz de fazer o impossível, e esse dom nos leva a um degrau a mais de fé, além de crermos para vermos, poderemos também viver o sobrenatural de Deus em nossas vidas. Maravilhoso, não?
Esses dons estão associados ao caráter de Deus, ou seja, a quem Ele é. E quando compreendemos isso, a nossa fé é fortalecida para recebermos essas intervenções (cura e milagre) e o dom da fé. Concorda comigo que é necessário termos fé para receber uma cura ou milagre? Jesus mesmo falou a algumas pessoas que Ele curou que foram a fé deles que os salvaram (Lc 7:50, Lc 17:19, Mc 5:34). Então quando a gente entende esse caráter de Deus a nossa fé deixa de ser a fé gelatina, molenga e trêmula e se torna uma fé concreta, forte e sólida, eu diria até inabalável porque a partir disso temos certeza absoluta de quem Deus é.

Se nós pararmos para pensar, a água não se torna vinho sozinha, ela não tem essa condição, o morto jamais ressuscita, muralha não cai com gritos, mesmo que você berre horrores! E uma mulher estéril nunca terá filhos, porque é assim que as coisas naturalmente são. Porém, o nosso Deus é um Deus do sobrenatural, de milagres! 

Quando consideramos essas condições desfavoráveis citadas acima como fator que vai impedir o milagre, estamos desconhecendo a sua essência, não conhecemos de fato o que é o milagre. Porque o milagre é fazer exatamente o que é impossível, o que não é óbvio e é aparentemente desfavorável. 

Agora quando, além das condições, consideramos também as circunstâncias como fator desfavorável e que ela não podem mudar, estamos desconhecendo o nosso Deus. Porque o nosso Deus não é Deus do impossível? Então porque o impossível não pode ser possível? Se acreditarmos que o milagre não pode ser feito por causa de circunstâncias, não estamos conhecendo Deus da forma como deveríamos. E precisamos o conhecer mais e mais.

Esses 3 dons de poder mostra quem Deus é, reflete o seu caráter Onipotente. Acredito muito que nós e inclusive Deus não conseguimos oferecer o que não temos! Eu não consigo oferecer amor sem o conhecer, sem o receber, sem o ter, não consigo te dar uma abóbora se eu não tenho uma! E aí eu te pergunto: O que Deus não tem que não possa te oferecer? 
Deus tem o poder de operar milagres, de curar e conhece muito bem a fé, são dons que Ele tem e pode nos dar. Da mesma forma que Deus não deixa de ser o Todo-Poderoso, esses dons também não deixaram de existir.


Analisando a Onipotência de Deus, três características chamam a atenção:

1. Criação: Deus criou tudo do nada somente com a sua palavra! TUDO! Eu disso TUDO, tipo MESMO! Bilhões de estrelas, planetas, galáxias, animais aquáticos ou terrestres, plantas, qualquer coisa que você pensar, foi Ele quem fez, inclusive você  eu. Deus é o criador. E devemos lembrar disso sempre, pois se Ele é capaz de criar tudo e qualquer coisa, se não existir um caminho natural para resolver o seu problema ou situação, Ele pode criar um sobrenatural. Devemos crer e orar por isso.

2. Transformação: uma grande prova de Seu poder é a transformação de vidas. Deus ele não apenas cria do nada (como se isso fosse pouca coisa kkkk) mas também transforma vidas! Viciados se tornam curados, prostitutas se tornam santas, pessoas amargas em doces, agitados em calmos, enfermos em curados. 

O Profeta Jeremias faz uma comparação muito interessante e põe Deus como o Oleiro e nós como o barro. Um oleiro transforma barro em vaso, e cada vaso tem uma serventia. Vasos de boca mais fina é para líquidos ou uma única flor e fica de enfeite, de bocas mais largas se podem plantar neles e florescem. E eu acho isso incrível porque enquanto o barro não vai pro forno você pode remoldá-lo quantas vezes você quiser, e as vezes chegamos até Deus moldados pelo mundo, tendo uma forma que era usada lá no mundo e não era a forma como Deus queria te modelar. 

E mesmo assim podemos se achegar a Deus do jeito que estamos e o deixar trabalhar em nós, modelar para uma finalidade, da mesma forma que um oleiro trabalha. O barro não se esforça para ser vaso, a força está nas mãos do oleiro. Devemos entender que a única coisa que devemos fazer é estar nas mãos de Deus, orar pelos enfermos e cativos e o mais Deus fará. O milagre acontecer ou não, não depende de nós, mas de Deus e o tamanho, a altura, largura, o limite de cada vaso também não depende de nós, mas da capacidade do Oleiro!

3. Sustentação: O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas. (Hb 1:3) 
A palavra sustentar em grego, usado neste texto quer dizer carregar, mover pelo ato de carregar, levar consigo mesmo, preservar, poupar alguém., ou seja, esse versículo nos diz que Deus carrega todas as coisas através da palavra do seu poder. 
O Sistema solar é desse jeitinho porque Deus o sustenta, as estrelas, a lua, planetas... sustenta tudo o que ele criou, inclusive nós! 

A gente se empolga às vezes com a criação ou transformação, mas a sustentação é igualmente maravilhosa! Estamos aprendendo aqui que essas são características de Deus, então não há apenas uma delas que é maravilhosa, mas todas são incríveis.
A lei da gravidade não fez Pedro afundar enquanto estava debaixo da Palavra que sustenta. Sadraque, Mesaque e Abednego não se queimaram na fornalha e Daniel não morreu na cova dos leões. Podemos entender então que se Deus não nos livrar da cova ou da fornalha, ele nos sustentará como fez com Pedro, nos sustentará no meio dessa situação. Ele nunca nos desamparará!

~~~~~~~..~~~~~~~

Resumão do que eu escrevi aqui é que Deus é criador, transformador e sustentador.
E devemos crer e ousar viver uma vida diferente! Deus pode operar milagres, curar alguém que está doente ou nos levar a um lugar a um grau de fé capaz de ressuscitar o que está morto.

Amém?! Perdoem se houver erros de português,
essa será a palavra de célula de hoje, uhuull ❤!!!
 Fiquem na paz!!
Beijoo :*

Por o GIF porque amei:


Tenho 23 anos, cristã, louca por Jesus, sou contadora. empreendedora, artesã e amo inglês. Faço parte da Família Atos 29 e viajei somente 20.000km de distância da cidade onde vivo. Descrita como uma menina doce e meiga, que ama desenhar e escrever. É um prazer me apresentar a você!

Comente!

Seu comentário é muito importante para o crescimento do blog e geração de melhores conteúdos!

Comentários com insultos serão removidos!
Lembre-se: Críticas são diferentes de ofensas!