#2 - Estabeleça objetivos realistas [Atingindo o Alvo]

quarta-feira, fevereiro 01, 2023 0 Comments A + a -

 


"Por que eu não consigo alcançar os meus objetivos?"

Você já se fez essa pergunta? É mais comum do que se imagina estabelecer novos hábitos, rotinas, metas e não alcançá-las; sentimentos como culpa e incapacidade vêm de brinde no combo da frustração :(

E estou aqui pra te dizer que você não é culpado e nem incapaz.
Apenas não estabeleceu de forma correta e realista. Ou seja, não adaptou para o seu dia a dia e por isso é tão difícil cumprir o que foi estabelecido e alcançar seu tão sonhado objetivo.

Esse é o segundo post da nossa série ATINGINDO O ALVO. Então, se você ainda não leu o anterior faça isso agora! Pois lá você já listou suas metas e objetivos e aprendeu como fazer um processo de melhoria contínua aplicando o ciclo PDCA. 

Hoje, nós vamos aprender a adaptar para a nossa realidade os nossos objetivos estabelecendo hábitos realistas e fáceis de serem cumpridos. 

Vou pegar de exemplo para hoje um objetivo meu para 2023: Ler mais livros. Eu quero voltar ao meu hábito de sempre estar com um livro na cabeceira da cama LENDO. Na minha adolescência eu lia dezenas de livros por mês, acompanhava os lançamentos das minhas editoras preferidas, indicava livro pra todo mundo... era uma leitora e tanto!

Para voltar com esse hábito tão saudável na minha vida não poderia jamais esperar que eu lesse 5 livros em um mês. O que foi que eu fiz? REDUZI e ADAPTEI a minha rotina. Anote essas duas palavrinhas que você vai precisar para colocar em prática e alcançar seus alvos:

  • Reduzir: se pergunte como você pode reduzir esse alvo a ponto de ser fácil de ser alcançado. Eu por exemplo, coloquei que leria 1 livro por mês, independentemente do tamanho dele. Pode ser um livreto de 20 páginas ou As Crônicas de Nárnia que somam 736 páginas.
  • Adaptar: a chave pra funcionar está aqui. Para que eu consiga ler, não basta dizer pra mim mesma "Ana, leia um livro este mês." Eu tenho que pegar minha rotina e me perguntar "qual o melhor horário para que eu leia o meu livro?" Assim, eu defini que antes de dormir leria sempre algumas páginas do meu livro escolhido.
Note que reduzir seu objetivo não é tornar ele pequeninho, sem importância ou abrir mão para algo mais barato ou de inferior qualidade, mas sim fácil de se cumprir. Se seu objetivo é comprar um carro por exemplo, reduza-o a abrir mão de algumas compras e gastos desnecessários que você reconhece que tem. Troque o desespero de economizar para apenas evitar de gastar atoa seu dinheiro. No fim do mês é de se esperar que sobre uns trocados.

Já a adaptação tem que se encaixar a sua realidade e quanto mais natural for a inserção dela no seu dia a dia, maior a chance de sucesso! Eu durmo todas as noites e o meu livro do mês fica bem do lado da minha cama, logo, a chance de eu esquecer ou não "ter tempo" para ler ficam quase nulas. No caso de comprar um carro, não posso economizar todo meu salário, afinal, tenho boletos para pagar. Mas sempre que eu receber, eu posso fazer um orçamento para meu mês e estabelecer um teto de gastos para área da minha vida, incluindo uma poupança ou reserva para a compra do carro.

Um ótimo exercício para essa semana é pegar seus objetivos e reduzir a tarefas simples de serem feitas e encaixá-los no seu dia a dia. Não se esqueça de avaliá-los periodicamente, como ensinei no post anterior.

Aguardo você na próxima quarta!

Tenho 23 anos, cristã, louca por Jesus, sou contadora. empreendedora, artesã e amo inglês. Faço parte da Família Atos 29 e viajei somente 20.000km de distância da cidade onde vivo. Descrita como uma menina doce e meiga, que ama desenhar e escrever. É um prazer me apresentar a você!

Comente!

Seu comentário é muito importante para o crescimento do blog e geração de melhores conteúdos!

Comentários com insultos serão removidos!
Lembre-se: Críticas são diferentes de ofensas!