Encontrando sua identidade em Cristo: a história de Gideão

domingo, abril 30, 2023 0 Comments A + a -

 
Olá! Seja bem-vinda(o) a mais um post desse blog maravilhoso!
Finalmente cheguei no livro de Juízes e hoje quero compartilhar com vocês uma reflexão sobre identidade em Deus lendo a história de Gideão.

A Bíblia vai nos contar essa história ao longo dos capítulos 6 a 8 de Juízes, no antigo testamento. Resumidamente, Gideão estava escondido debulhando trigo numa prensa de uvas a fim de não ser descoberto pelo midianitas (povo que estava tocando o terror em Israel e os saqueavam) quando o anjo do Senhor lhe apareceu e o chamou. O anjo lhe encorajou e o chamou de guerreiro corajoso e que ele poderia ir com a força que ele tinha libertar Israel.

Vamos por partes!

1) Leia esses capítulos com calma, principalmente o 6. Você verá que Gideão estava entre um povo muito sofrido e ele estava escondido, sua intenção era realmente não ser pego e garantir sustento para sua casa. Mas o anjo lhe encontrou! Deus sempre nos vê, quando ninguém mais vê. Ainda que nos escondemos, Deus é capaz de nos encontrar. Não existe lugar distante demais para que o próprio Deus não consiga percorrer e nos alcançar. Vamos seguindo...

2) O anjo lhe chamou logo na primeira fala de "Guerreiro Corajoso". Mas vamos descobrir linhas a frente que Gideão era do clã mais fraco da tribo de Manassés e o menos importante da família dele. Nem sequer guerreiro ele era! Estava ali debulhando trigo numa prensa de uvas. Mas graças a Deus que o nosso Deus não vê como os olhos humanos vê. Deus não enxerga como nós vemos uns aos outros ou como nós mesmos nos vemos. Deus estava vendo Gideão com toda força e capacitação que ELE daria a Gideão e antes mesmo que o medo tomasse seu coração ele disse: certamente estarei com você e destruirá os midianitas como se estivesse lutando contra um só homem".

Deus não nos dá uma missão sem nos capacitar, ainda que sejamos extremamente improváveis, nós seremos capazes por meio de Deus. Gideão se descobriu em Deus um guerreiro corajoso e muito forte. Ainda que tivesse colocado Deus a prova antes de partir para a sua missão, no fim ele batalhou com 300 homens em seu exército e venceu, libertou Israel e ainda conquistou terras nesse caminho.

Quero que com essa breve descrição da história de Gideão você entenda que quem você realmente é, não é o que dizem sobre você ou, que você acha que você é capaz de fazer. Você é quem Deus diz que você é. Você só é capaz de fazer perfeitamente aquilo que Deus te ordena a fazer, porque ele te capacita. As melhores histórias que tenho para contar são as vezes que cheguei a chorar porque não queria fazer o que eu tinha que fazer por me achar incapaz. E eu era incapaz mesmo. Mas a medida que fui enfrentando e fazendo, hoje me sinto completamente satisfeita com os resultados e feliz por conseguir em Deus cumprir a missão.

Ao preparar esse post me lembrei de uma postagem que fiz no Instagram do blog, que você pode conferir abaixo, sobre Pedro:


A nossa identidade é revelada por Deus. Você pode ser bom em muitas coisas, mas excelente e impressionante mesmo é quando VOCÊ não tem "um pingo de jeito" pra fazer algo e vai lá e faz. Consegue fazer com excelência. Tem graça maior que essa?!

Vá com esse seu medo mesmo e deixe Deus revelar a você quem ele projetou pra você ser.
Beijos e até breve!


Tenho 23 anos, cristã, louca por Jesus, sou contadora. empreendedora, artesã e amo inglês. Faço parte da Família Atos 29 e viajei somente 20.000km de distância da cidade onde vivo. Descrita como uma menina doce e meiga, que ama desenhar e escrever. É um prazer me apresentar a você!

Comente!

Seu comentário é muito importante para o crescimento do blog e geração de melhores conteúdos!

Comentários com insultos serão removidos!
Lembre-se: Críticas são diferentes de ofensas!