Três lições incríveis que eu aprendi com José do Egito

domingo, janeiro 29, 2023 0 Comments A + a -

 

Gente quanto mais vezes leio a história de José, mais eu acho incrível a sua história, conduta e o plano de Deus em sua vida!

Hoje eu quero listar para vocês 3 principais lições que eu aprendi com José do Egito! 
E para isso, quero começar com os versículos 7 a 9 do capítulo 39 de Gênesis:

E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo. Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem; Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?
A parte que eu mais gosto desse episódio é a fala de José! Como ele poderia fazer tal maldade contra seu senhor, Potifar, traindo sua confiança e ainda pecar contra Deus dessa forma. 

A primeira lição é exatamente sobre seu caráter: José se preocupava com sua moral e fé. Ele tinha consciência que seu testemunho irrepreensível era importante tanto perante os homens, para glorificar a Deus, quanto diante do próprio Deus que era seu Senhor e estava cuidando dele em todo tempo. Ele pensou tanto em retribuir a bondade de Potifar, algo que é moral e eticamente correto, como também pensou espiritualmente em obedecer os preceitos de Deus e não pecar. Se tem uma coisa que eu e você devemos fazer é exatamente ter um mesmo BOM proceder diante dos homens e de Deus.

Em todo o capítulo 39 de Gênesis, José se mostra um bom administrador, ele teve experiências e oportunidades de exercer essa atividade na casa de Potifar e depois na prisão, cuidando de tudo para seus superiores. Ele exerceu bem o que Deus o havia separado para fazer. Essa é a segunda lição: honrar nosso chamado independente de onde estamos, entendendo que mesmo que não faça o menor sentido, mesmo que haja injustiças e um árduo caminho pela frente, cremos que tudo faz parte de um plano maior. Temos que ter certeza do motivo de Deus ter nos chamado para fazer o que estamos fazendo. E se você não tem certeza de que o está fazendo é o que realmente Deus te chamou, tá aí uma boa pauta pra conversar com Deus ;). José tinha os sonhos da sua juventude e a certeza de que Deus estava com ele, crendo que tudo estava sendo conforme o plano de Deus.

Nos capítulos 40, 41 e seguintes nós vemos episódios de José interpretando sonhos, chegando até mesmo diante de Faraó. E aqui vamos para a terceira lição: mesmo diante da maior autoridade do Egito, José não deixou de dar glória a Deus. Ele não pegou em nenhum momento a glória ou sabedoria de interpretar sonhos assertivamente para si, não vemos José dizendo frases como "Ah isso? Imagina, faço isso desde menino" ou "Desde sempre interpretei sonhos, é um dom que eu tenho" NÃO e NÃO! José sempre fez questão de frisar que quem lhe concede a interpretação era o seu Deus, aproveitava a situação para falar e apresentar o seu Deus aos demais que lhe rodeavam. Temos que ter a consciência de até mesmo o que nos dedicamos anos a fio para fazer bem feito é capacitação e permissão de Deus para fazermos aquilo, não somos capazes de fazer NADA sem Ele; e sempre que pudermos temos que deixar isso claro e fazer com as pessoas conheçam e se interessem por Deus. Despertar desejo em conhecê-lo.

Tem tantas outras lições nessa historia que minha cabeça fervilha ideias!
Quero aproveitar para deixar indicação de um livro pequeno,
mas com chaves importantíssimas a respeito da vida de José para as nossas vidas:

Vivendo acima da média da autora Debora Otoni.

Estou até precisando reler esse livro. Mas sério, vale muito a pena!
Ela explora lições para deixarmos de viver uma vida medíocre e
viver o que Deus nos reservou para viver.

LEIA. Vejo você no próximo post.


Tenho 23 anos, cristã, louca por Jesus, sou contadora. empreendedora, artesã e amo inglês. Faço parte da Família Atos 29 e viajei somente 20.000km de distância da cidade onde vivo. Descrita como uma menina doce e meiga, que ama desenhar e escrever. É um prazer me apresentar a você!

Comente!

Seu comentário é muito importante para o crescimento do blog e geração de melhores conteúdos!

Comentários com insultos serão removidos!
Lembre-se: Críticas são diferentes de ofensas!