#1 - Aprenda a colocar o Ciclo PDCA na sua rotina [Atingindo o alvo]

quarta-feira, janeiro 25, 2023 0 Comments A + a -

 

Sejam bem-vindos ao nosso primeiro post da série "Atingindo o alvo". 
Hoje vamos conhecer e aplicar uma ferramenta de melhoria contínua na nossa rotina.

Você já ouviu falar em ciclo PDCA? Nunca? 
Caso você já tenha ouvido, provavelmente sabe que esse é um método aplicado nas empresas para implementar melhorias nos seus processos. Mas e se aplicarmos na nossa vida?

Bora aprender como o ciclo PDCA pode nos ajudar a ATINGIR O ALVO?

Conceituando:

"Essa é uma ferramenta de qualidade de quatro fases, amplamente utilizada para a solução de problemas, controle e melhoria contínua de processos e produtos." E pode ter outros nomes por aí, ok?

Pense nesse ciclo conforme a imagem abaixo:


Veja que temos 4 fases e eu vou te ensinar como colocar cada uma delas no seu cotidiano:
  1. Planejar: aqui você deve estabelecer primeiramente qual é o seu objetivo e quais as ações você precisará fazer para que ele seja alcançado. Exemplo: eu quero ler mais e quero que a leitura se torne um hábito novamente na minha vida. Para isso, eu anotei na minha agenda a minha rotina diária, o que eu geralmente faço na segunda, na terça, quarta e assim por diante com os horários e eu consegui visualizar "as janelas" de horários em que eu poderia dedicar a leitura de um livro. Logo, fiz um planejamento de uma semana para ler algumas páginas do meu livro.
  2. Executar: agora que tem tudo planejado, execute! Faça exatamente o que você planejou, mas se não der certo, não se desespere! Siga o plano como se tudo tivesse dado perfeitamente certo. Exemplo: eu me esforcei para ler as páginas nos horários que eu separei para isso. Pode ser que um dia ou dois eu tenha tido imprevistos ou ficado muito cansada e não li o livro, mas tudo bem. Todos os dias em que eu pude, li e fiz o que me propus a fazer inicialmente.
  3. Checar: Você vai se esforçar, certo? Agora é hora de avaliar se esse esforço foi normal ou demais pra sua rotina. Aquilo que te exige um esforço gigantesco, já te adianto que será mais difícil de fazer um hábito e tornar seu objetivo próximo de ser concluído. Por isso, cheque seu resultado e liste o que te impedir de executar seus planos e também formas que você pode superar isso. Exemplo: de 7 dias da semana, li apenas em 4. Nos dias em que eu não li o meu livro, será que se eu tivesse colocado em outro horário, seria mais fácil de ter lido? Será que os imprevistos foram mesmo imprevisíveis ou, eu sabia que isso tinha uma BOA chance de me atrapalhar a ler? Como eu posso reduzir esses incidentes na minha rotina?
  4. Agir: agora que você já tem uma listinha do que melhorar para alcançar seu objetivo é hora de agir. Coloque em prática essas mudanças. E aqui vem o segredo: depois de agir, faça um novo planejamento, execute, cheque, aja e assim sucessivamente, até obter consistência na sua rotina e aos poucos, alcançar seu objetivo.   
Na prática, eu faço assim: todo domingo eu planejo minha semana, separo tempo para cada coisa que eu quero e preciso fazer. Depois vivo essa semana planejada e tudo que sair fora eu anoto, no domingo seguinte listo o que foi positivo e deu certo, também o que foi negativo e definitivamente não deu. Assim eu consigo fazer adaptações e um novo planejamento mais adequado surge!

Nem sempre o que planejamos sai perfeitamente. Eu ouso dizer que é bem raro na verdade sair conforme os planos. Mas o que devemos saber é como contornar esses imprevistos e fazê-los menores. Comece aplicando o ciclo PDCA essa semana e na próxima teremos uma nova ferramenta para nos ajudar a lapidar ainda mais nossos hábitos.

Vejo vocês no próximo post!

Tenho 23 anos, cristã, louca por Jesus, sou contadora. empreendedora, artesã e amo inglês. Faço parte da Família Atos 29 e viajei somente 20.000km de distância da cidade onde vivo. Descrita como uma menina doce e meiga, que ama desenhar e escrever. É um prazer me apresentar a você!

Comente!

Seu comentário é muito importante para o crescimento do blog e geração de melhores conteúdos!

Comentários com insultos serão removidos!
Lembre-se: Críticas são diferentes de ofensas!