Não venda os seus direitos #100

domingo, março 03, 2024 0 Comments A + a -

 


Essa é a centésima postagem publicada do blog e que mensagem maravilhosa vou compartilhar com você! É uma reflexão que me veio mais de uma vez esse ano lendo tanto o antigo testamento em Gênesis, quanto no novo lendo Hebreus.

Vem ler comigo as passagens pra gente entrar no contexto:

 "Certa vez, quando Jacó preparava um ensopado, Esaú chegou faminto, voltando do campo, e pediu-lhe: "Dê-me um pouco desse ensopado vermelho aí. Estou faminto! " Por isso também foi chamado Edom. Respondeu-lhe Jacó: "Venda-me primeiro o seu direito de filho mais velho". Disse Esaú: "Estou quase morrendo. De que me vale esse direito?" Jacó, porém, insistiu: "Jure primeiro". Então ele fez um juramento, vendendo o seu direito de filho mais velho a Jacó. Então Jacó serviu a Esaú pão com ensopado de lentilhas. Ele comeu e bebeu, levantou-se e se foi. Assim Esaú desprezou o seu direito de filho mais velho
Gênesis 25:29-34
"Não haja nenhum imoral ou profano, como Esaú, que por uma única refeição vendeu os seus direitos de herança como filho mais velho. Como vocês sabem, posteriormente, quando quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como alterar a sua decisão, embora buscasse a bênção com lágrimas. "
Hebreus 12:16-17
Não sei vocês, mas que situação gravíssima foi essa que Esaú se meteu!. Quem conhece a história completa (fica aí o convite se você não conhece) sabe que foi uma briga familiar gigantesca depois disso aí e ainda teve mais bênçãos passadas para Jacó no lugar de Esaú.

Jacó e Esaú eram irmãos. Jacó era um homem pacato e muito esperto, ficava mais em casa e Esaú era um homem ativo e caçador que ficava mais fora da sua casa. Nessa passagem de Gênesis, Jacó cozinhava um ensopado quando seu irmão varado de fome, com sensação de que ia morrer se não comesse e, por não se controlar, parar e pensar trocou seus direitos de filho mais velho por um prato de ensopado vermelho (algumas traduções trazem um prato de lentilhas). 

Ele ainda disse palavras super impensadas: "De que me vale esse direito?", veja que ele deixou que sua fome o cegasse a tal ponto que perdeu o interesse por coisas de valor duradouro, ele "desprezou seu direito de filho mais velho."

E assim como Esaú, quando nós não temos em mente os valores eternos do Reino e nem o fruto do Espírito Santo, trocamos nossos direitos de filhos de Deus por satisfações imediatas. O autor de Hebreus trata como pessoas imorais e profanas! Bebida, jogos, vícios e pecados no geral são prisões que pensamos que vamos morrer se não experimentarmos ou não atender ao chamado do pecado, quando na verdade são apenas coisas que nos cegam a ponto de dizer "de que vale servir a Deus?" ou "de que valeu Cristo morrer por mim?!"

Talvez você ache essas palavras muito fortes e nem dissemos essas palavras verbalmente, mas nossas atitudes podem sim ser traduzidas a isso. Se você já teve que ficar sem um almoço ou de jejum prum exame ou como disciplina espiritual vai entender isso muito bem. Pensamos que vamos desmaiar de fome, mas depois de um tempo entramos num lugar que estamos com fome, mas sem o descontrole. Foi o que Esaú sentiu, mas ele acabou trocando algo duradouro pelo imediato.

A nossa sociedade hoje é conhecida justamente como a do consumismo, imediatista, de muita impaciência e estresse. Aceitar que tudo isso é normal pode moldar nossa mente a ir em busca de tudo o que é rápido e me satisfaz imediatamente. Temos que, além de não nos conformar com este mundo, nos encher da palavra, entender os valores do Reino e aplicar em nossas vidas diariamente para sermos eternamente filhos.

Saiba que essa lição extraída da vida de Esaú sempre tem que estar fresquinha na nossa mente, mas jamais negociar valores eternos em troca de um prazer momentâneo. A quebra de valores e princípios tem consequências enormes em nossas vidas, por isso é tão importante o domínio próprio.

O meu desejo aqui é que você reflita sobre suas atitudes e principalmente decisões.
Não se deixe ser levado por amizades, influencers ou seu próprio eu, como diz provérbios, há muitos caminhos que parecem bons aos olhos do homem, mas no fim é fria! kkkk

Beijos, até a próxima!

Tenho 23 anos, cristã, louca por Jesus, sou contadora. empreendedora, artesã e amo inglês. Faço parte da Família Atos 29 e viajei somente 20.000km de distância da cidade onde vivo. Descrita como uma menina doce e meiga, que ama desenhar e escrever. É um prazer me apresentar a você!

Comente!

Seu comentário é muito importante para o crescimento do blog e geração de melhores conteúdos!

Comentários com insultos serão removidos!
Lembre-se: Críticas são diferentes de ofensas!