Os contrastes do coração humano diante de Deus

domingo, janeiro 07, 2024 0 Comments A + a -

 


Estou numa trilha de duas semanas sobre a vida e os ensinamentos de Jesus, passando pelos evangelhos e hoje li Lucas 15. E os primeiros versículos saltaram diante dos meus olhos e é sobre eles que eu quero escrever e refletir com você!

Acompanhe comigo Lucas 15 versos 1 e 2:

Todos os publicanos e "pecadores" estavam se reunindo para ouvi-lo. Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: "Este homem recebe pecadores e come com eles".
Eu já destaquei acima no versículo tudo o que eu refleti hoje. Perceba que bem no início desse capítulo há um grande contraste: publicanos e pecadores ouvindo Jesus e fariseus e mestres da lei criticando o mesmo Jesus. 

O primeiro grande contraste são os grupos de pessoas:
publicanos eram aqueles que trabalhavam para Roma, império que oprimia seu povo, recolhendo impostos. Dentre os publicanos haviam alguns que eram também judeus, aumentando o ódio por esse grupo. Pecadores que não seguiam as leis ou os costumes judeus; fariseus que era um grupo devoto ao pentateuco e seguia à risca os costumes judeus e por último os mestres da lei que assim como os fariseus e saduceus, estudavam e eram conhecedores dos livros históricos e proféticos da atual Bíblia. 

Analisando esses grupos, presumimos que eram na verdade dois: um de doentes que precisavam mesmo de Deus e os "santos" que já sabiam "tudo" a respeito de Deus.

O segundo contraste eram suas atitudes:
um grupo ouvia e o outro se concentrava em criticar Jesus. Agora pare e pense: o que essas atitudes revelam de cada grupo? 

O terceiro e ultimo contraste eram seus corações:
eu tenho certeza que você deve ter pensado no ponto anterior: "não era pra ser o contrário?" 
Poxa, se o segundo grupo eram de devotos a lei de Deus e conheciam as sagradas escrituras, liam e escreviam e estudavam sobre essa lei, porque criticar Jesus e não ouvi-lo? Porque eles não conseguiam ver em Jesus o cumprir das escrituras a qual eles se dedicavam tanto?

As respostas estão no coração humano. Quando nós verdadeiramente conhecemos a Deus e temos revelação de sua palavra, sabemos discernir quando um ensinamento vem de Deus e quando não vem. Mas esses "santos" não sabiam! Quem estava ali de coração aberto eram os pecadores e isso traz um alerta para nós. Não podemos deixar que a lei (doutrinas) e costumes cristãos enrijeçam o nosso coração à voz de Deus; não podemos  nos tornar arrogantes de achar que sabemos tudo e deixar de ouvir Jesus.

O coração desse segundo grupo estava endurecido pelos costumes e se recusavam a deixar Jesus entrar e mostrar o que verdadeiramente significava as escrituras que eles liam, mas claramente não tinham um entendimento profundo dela. E eles não conseguiam se alegrar com a chegada do Reino de Deus para todos os homens da terra!

Já o primeiro grupo - de pecadores - mostra que quando temos consciência de quem somos, como estamos diante de Deus e o quanto precisamos Dele, nos aproximamos de Deus e do seu Reno eterno. O coração deles estavam abertos a mudança, pois eles reconheciam seus erros e admitiam para si que precisa de algo a mais.

Reflita hoje sobre o seu coração. Às vezes estamos há tanto tempo dentro de uma igreja, frequentando uma célula e achamos que já ouvimos tudo sobre a Bíblia e não tem quem possa nos acrescentar conhecimento e é aí que mora o perigo do coração se endurecer e se tornar insensível à voz de Deus. Como está o seu coração diante de Deus? 

Leia esse capítulo 15 todo e perceba o tanto que Jesus revela nas parábolas esse contraste de hipócritas e pecadores arrependidos; Jesus revela o que estava dentro do coração daqueles homens! Inveja, ódio, egoísmo e hipocrisia de não admitir que gentios também sirvam a Deus.

Que seu contraste seja como o do segundo grupo. Permaneça aos pés de Jesus e ouvindo-o!
É um bom modo de passar 2024, não acham?
Beijos e até a próxima!

Tenho 23 anos, cristã, louca por Jesus, sou contadora. empreendedora, artesã e amo inglês. Faço parte da Família Atos 29 e viajei somente 20.000km de distância da cidade onde vivo. Descrita como uma menina doce e meiga, que ama desenhar e escrever. É um prazer me apresentar a você!

Comente!

Seu comentário é muito importante para o crescimento do blog e geração de melhores conteúdos!

Comentários com insultos serão removidos!
Lembre-se: Críticas são diferentes de ofensas!