Ser ou estar? Eis a questão! - Date da Semana

segunda-feira, julho 31, 2017 0 Comments A + a -

(Foto: Arte Digital de Cyril Rolando)

"Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço." 
1 Coríntios 6:19-20 (NTLH)

Eis aí a questão! Afinal, você só está ou você é?
Calma, vou te explicar tudinho nesse encontro e no final você me responde.

Eu, há um tempo atrás somente estava e não era, "mas era e estava no quê Ana?" Na igreja! 

Eu apenas frequentava os cultos, as escolas dominicais na época que tinha e sinceramente, estava apenas dando o ar da graça, nem presença direito eu marcava. É muito interessante isso porque eu já tive uma 'aulinha' sobre ser igreja e qual a diferença entre a igreja (templo, com as paredes e teto) e a Igreja (que somos nós) e no final das contas não aprendi nada. 
No versículo que você leu no começo desse post, Paulo nos deixa claro que sim, somos templo, Igreja do Espírito Santo, e assim como eu um tempinho depois entendi, não basta apenas saber disso, é necessário também entender. 

Tem muita diferença entre você saber disso e entender isso. A partir do momento que eu entendi o que isso significa as minhas atitudes mudaram, o meu jeito de pensar mudou, aquilo que era normal e muito "massa" passou a ser estranho e desagradável. Pensamentos do tipo "tô nem aí" se tornaram "eu me importo", "ela tá errada e tem que pedir desculpas" passou a ser "eu também errei e se ela não pedir, eu peço perdão" e quer saber por que isso muda? Porque eu sei, eu entendo que o que está em mim é muito maior, é santo! E por isso minhas atitudes têm que refletir essa grandeza, essa santidade, essa diferença. 
Não é qualquer pessoa que possui o Espírito Santo. Não é todo mundo! É algo exclusivo, pensado e enviado especialmente a cada um. Foi um presente de Jesus, o Consolador foi enviado por Ele (At 2; Rm cap.5  e cap.8 e Jo 14). Você consegue imaginar que você carrega dentro de você algo extremamente especial? 

Meu Deus! Quando eu li o livro de romanos, os capítulos 5, 8 e 12 eu entendi o que é ser templo, o quão especial era isso e o tanto que é importante. 
Pensa comigo: nós sabemos que existem milhões de células e de diversos tipos no nosso corpo, mas quando nós estudamos e entendemos a função de cada uma delas, a gente consegue perceber a real importância delas pra nós. Incrivelmente com o Espírito Santo é a mesma coisa. Quando eu entendo a minha função como templo e a forma como Ele trabalha em mim sendo templo, eu vejo o quão importante essa relação é para o Reino.

Quando o Espírito Santo vai te falando, guiando, aconselhando, você automaticamente muda. E com a sua mudança você acaba mudando tudo a sua volta. Olha que louco! Com um simples entender, obedecer, você muda tudo a sua volta, o lugar que você passa não é mais o mesmo. As pessoas percebem o quanto você é capaz de perdoar, amar, compreender, dar bons conselhos, ajudar sem esperar algo em troca, de dar uma palavra de ânimo, de ser ponto de paz pra pessoa, uma luz no caminho dela, porque tudo isso você encontra no templo e afinal, você é templo. Vai chegar numa hora que a pessoa vai desejar ser assim, vai se perguntar se é real encontrar uma pessoa assim num mundo de puro interesse, vaidade, desonestidade, desamor e tantas coisas ruins a mais.

Definitivamente não é fácil! Mas também não é impossível. Jesus nos disse que no mundo a gente vai ter aflições, mas que tenhamos um bom ânimo, pois Ele venceu o mundo (Jo 16:33) e nós também podemos. Temos algo maior em nós do que o que está no mundo. (Jo 1:4)

Agora me responda! Você só está frequentando uma igreja, ou você tem se preocupado em ser igreja?

~~~~~~~~~~~~ .. ~~~~~~~~~~~~

Agora vamos para a parte mais legal! O nosso "dever de casa"! 

Depois desse encontro, de ter refletido na perguntinha bacana aqui acima, quero deixar uma tarefa, não só pra você que leu, mas pra mim também:

Durante TODA a semana, no final de cada dia reflita sobre cada atitude tomada, tudo o que você fez e veja, se pergunte, se você foi Igreja nesse ou naquele momento. Peça a Deus para ajudar nessa tarefa, para que o Espírito Santo possa agir naturalmente e sem impedimentos através de você e em você.

*Sugestão: anote suas atitudes como Igreja pra você se lembrar de como se deve agir sempre e também o versículo desse post, pra você se lembrar que é templo do Espírito Santo!

~~~~~~~~~~~~ .. ~~~~~~~~~~~~

Quero ver a tarefa sendo posta em prática! Quer dizer, não vou ver, mas enfim...
Tem mais Dates na segunda-feira que vem!
Até quarta, com o Happy(ening)!!!
Espero você! Beijão 😘


Tenho 23 anos, cristã, louca por Jesus, sou contadora. empreendedora, artesã e amo inglês. Faço parte da Família Atos 29 e viajei somente 20.000km de distância da cidade onde vivo. Descrita como uma menina doce e meiga, que ama desenhar e escrever. É um prazer me apresentar a você!

Comente!

Seu comentário é muito importante para o crescimento do blog e geração de melhores conteúdos!

Comentários com insultos serão removidos!
Lembre-se: Críticas são diferentes de ofensas!